quinta-feira, 25 de junho de 2009

O Mar e o Pano


ilustração sugerida pelo amigo, cantor, compositor,
artista plástico e professor de inglês Joniel Veras



O site da Validuaté vai sair, num breve feito de alguns dias. E, noutro breve feito de alguns dias, serão comentadas aqui as canções do disco Alegria Girar. Por enquanto ele está sendo prensado. O disco trará novas digitais. Começo de nova identidade. Em verdade, nova-velha identidade. Ou novelha identidade. HeHe. Estas linhas são somente-tão aviso de que, por esses dias, foram sentidas vontades de colocar aqui meu olhar em cima dos inícios das canções do álbum Pelos Pátios Partidos em Festa. É claro que será minha percepção e, por consequência, impregnada do meu ritmo. Logo os camaradas da Validuaté escreverão cada um seus ouvidos, sua visão, sua ouvisão.


O mar e o Pano

Em 2004, fui ao hospital fazer uma cardio-estimulação transesofágica. Descobri que o comportamento do coração vem do gosto que se tem na boca – ou da ausência na boca. Esperava. Havia uma revista velha perto do chão, talvez fosse para o lixo. Peguei nas folhas amassadas. Numa página estava uma vasta variedade de frases de efeito, fofoqueiros, artistas diversos, e outras tantas pessoas famosas na grande mídia daquele tempo, quando vejo um verso do Federico Garcia Lorca. Dizia - o mar sorri de longe: dentes de espuma, lábios de céu. O poema do Lorca me ajudou lindamente e extasiadamente. Esse verso res-suava na minha imaginação e foi o Noigandres daquele momento. Logo fiz a letra da canção. Passou tempinho até o Quaresma colocar melodia com um rock inspirado para o texto. O Vazin pôs um peso presentezão de guitarra, conseqüência do metal em seus dedos; o Júnior com um efeito contínuo dos pedais; o Wagner num grave também contínuo quase colchão pra tudo; e Jonh Well nas baterias recarregáveis e potentes. Canção do fim viciado em começo.

Um comentário:

eu. disse...

Música maravilinda!!! me lembra muitas coisas legais e beeeeem tristes tbm. Uma das melhores do CD, dps de "mundo multidão mil" e "ela é"(que tem um significado especial).

PAZ procês!^^