sábado, 13 de junho de 2009

Validuaté no Festival de Inverno de Pedro II


fotografia: Diego Iglesias



Nessa sexta feira namorosa de 2009, nós da Validuaté participamos do Festival de Inverno da cidade de Pedro II. E faz-se necessário imprimir no papel, em letras, o que sentimos no corpo – em pulso, som-resposta e um por dentro esfuziante pela ressonância de emoção com todos nós presentes.

Fomos super-bem tratados pelo pessoal da organização: do paciente motorista Márcio à atenciosa Regina na produção do palco. Agradecemos também ao nosso amigo de trabalhos com engenharia sonora Mike Soares! Talento e ouvidos ajudando na mesa de som. E à querida Renata, com os discos. Maia Veloso, simpatissíssima, nos apresentou elogiosamente. Rimos siceros e um beijo, Maia. Agradecemos a todos! E nosso reconhecimento não está apenas nestas palavras não. Ontem, quem pudemos abraçar, abraçamos!

Temos somente uma reclamação a fazer. E essa reclamação já foi feita pessoalmente ao “responsável”. Contudo, fazemos questão de pô-la publicamente aqui:

A Validuaté gostou muito de ser chamada, mas queria ter sido “convidada” com antecedência. A gente teve o constrangimento de ser “avisado” pela internet: em blogs, sites, etc.

Passamos dias ouvindo dos colegas perguntas sobre como seria nossa apresentação em Pedro II... Não sabíamos o que fazer. Respondíamos: “Ainda não sabemos. Não falaram com a gente”. E mais colegas argumentavam: “Como assim?! O nome de vocês está na programação!”. E nós, em soma de vezes, falávamos: “Mas, não falaram com a gente...”.

Qualquer pessoa minimamente interessada
em fazer contato conosco nos encontra em 1 minuto!

No nosso primeiro disco, tem escrito assim, na contracapa: “contatos: 0xx86 9411-1262”. Não precisa nem abrir o disco! Mesmo em outro estado da federação não seríamos difíceis. No planeta Terra, temos uma coisa super-interessante chamada “Google”:

Qualquer pessoa minimamente interessada
em fazer contato conosco nos acharia em segundos!

Ainda no planeta Terra temos mais outras ferramentas repletas de possibilidades. Dentre elas: “Orkut”, “myspace”, “palco mp3”... E, no fim, soubemos de como seria nossa viagem pra Pedro II, ontem! No mesmo dia em que tocamos!

A Validuaté não é séria, é responsável!
Extremamente responsável!
Respeitamos as pessoas e, trabalhadores na linguagem que somos,
tomamos cuidado com o significado das palavras.

Graças à paciência humana e acalentos celestes, a noite inesquecível prevaleceu. Após o João Bosco com canções bonitas, iluminadas de sol na cabeça, a Validuaté se apresentou nova a um público novo. Público de alma acesa, nós faiscando vontade de estar ali cantando, dançando, falando e retumbando rock’s e teatralidade entusiasmados – pra variar Ha!Ha!Ha!Ha! Proclamamos Vivas! à música autoral no Piauí! Proclamamos Vivas! à fusão de coisas boas no Brasil: o samba, a dança, a amizade, a canção, o roque e à poesia fora dos chatos pedantes que enchem os sacos. Fora! Traga-se pra dentro a delícia. Leminski ria e lembrava: “vão é tudo aquilo que não for prazer”. Aristóteles ajuntava: “as palavras agradáveis promovem conhecimento ao espírito”. E, ontem, aprendemos mais algumas coisas. Percebemos isso no público também. Troca de espanto bom! Troca sempre bem-vinda!

Alguém que por ventura, naquele instante, chegasse àquela praça diria com os lábios do espírito: Ê povo bonito.

2 comentários:

Dai disse...

Eu não cosigo ler o Thiago sem me emocionar.
Ainda me lembro de uma tarde de 2006 em que eu lia um poema dele, toda fora de ritmo. E ele me olhava com aquele sorriso.

Vocês são realmente proletários da linguagem. Dá até pra acreditar em um socialismo-comunismo da linguagem ouvindo vocês.kk

Mas..em algum momento cogitaram não ir ao Festival? Fico pensando..obrigação nenhuma se não foram convidados (antecipadamente).
Era uma tática pra não poderem recusar...kk

dane_ly disse...

ei, tem mais fotos desse show no http://www.flickr.com/photos/dane_ly/

rs
sim, eu fui, lindo show! lindo show! rsrs