sábado, 28 de novembro de 2009

2. o hermeto e o gullar


Validuaté ensaiava num quarto de velharia e escuridão da casa do Wagner. O Quaresma havia composto uma melodia e necessitava de letra. Intrometi-me e prometi-lhe o texto. Observávamos o pulso da musicalidade e Quaresma exemplificou: Thiago, é como o compasso desta frase: “macumbeira da cara de peixe”. Rimos e fiz questão de, não apenas pegar tal tempo, mas, com o fascínio, me apropriar da frasencanto! A história saiu rompantemente e resolvi homenagear figuras importantississíssimas da cultura brasileira: Hermeto Pascoal, Ferreira Gullar e Maria Bethania. Canção chamadora de atenção das partes empenadas e interessantíssimas dos corpos humanos. E questiona:

Quem já viu a orelha da Maria Bethania?! A pessoa não vê, mas existe! Orelha-crença?!

E, neste agora, um poema do Nicolas Behr:

nem tudo
que é torto
é errado

veja as pernas
do garrincha
e as árvores
do cerrado

Com os ensaios, o Vazin acabou começando a compor também no Validuaté! Vazin e Quaresma finalizaram a construção melódica. A integração é sem limites!

Foi-é demasiado empolgante termos a participação do Lirinha neste pedaço. Nosso encontro com ele aconteceu por meio da produtora Liana Santana. Nosso agradecimento, Liana! Mostramos a canção e o desejo da participação para o Jose Paes Lira – que gostou, agradeceu e prometeu presença! Tempos depois, sua voz foi gravada no estúdio "Todos os dias são bemóis", em São Paulo – SP, por Emerson Boy. Nosso agrade-cimento, Boy! Viva o Boy! Valeu! Criação + envolvimento + dedicação + Lirinha + nosso largo obrigados feito de contatos e fortes abraços.

2 comentários:

Diego Noleto e Maria Aparecida Vieira disse...

Assim como "A Lenda do Peixe Francês" "Hermeto e o Gullar" é surreal. Pemite-nos imaginar. Vamos! Vamos, imaginemos Hermeto e o Gullar de mãos dadas pelas ruas.
Linda demais Thiago, parabéns.. pra mim, a mais bonita música - e isso vai tudo, letra, melodia, efeitos - do Validuaté.

Unknown disse...

eita gente, olhos amigos e sergipanos miraram vocês no noé mendes sábado...domingo cd girou,alegria girou, só celebração, dizer o que foi isso? nem sei, a palavra é fraca diante do embasbacamento de comtempla-los