domingo, 5 de julho de 2009

Chacal + Poeta + Relivrança


dj petecão, kilito, chacal, thiago e, alê (percussão) e demétrios


Reli uns textos do querido poeta Chacal e recordei = trazer ao coração novamente nosso segundo encontro em Teresina. Chacal escreveu no seu blog sobre aquela noite de trans-ins-piração. Um abração fortão querido camarada bonito! Agora reproduzo o escrito bem aí assim embaixo:


THE-PI

A Noite de Poesia em Teresina, foi um acontecimento. Tinha uma turma legal. Garotada nova como Thiago e, novo velho mestre, toca cavaquinho na banda do momento em Teresina, Validuaté. Teve Ariene Duarte e seu zine "O Parto". leitura em toda direção. Ela ainda enrola a língua ao falar. Mas se praticar, jajá se apruma. E Manu, grata revelação. voz firme e ótima escolha dos poemas de Viviane Mosé, Ana Cristina e o meu "Língua Lânguida". Tinham uns craques da antiga como Mestre Durva, que falou "Simphaty for the Devil" em inglês. Emendei com meu Lúcifer. Feliciano atento a tudo, dirigiu com discrição a parada e Viriato, que me homenageou com uma versão dele de um texto meu: Chegou a hora .... Teve o Elio, em convulsiva performance, lançando revista nova. Conheci o Arimatan e seu Harém. Antenas da raça. Tinha os craques do agora, Demétrios e Kilito, com quem performei há 4 anos atrás. Kilito tem ótima presença em cena e bom texto. Demétrios está muito mais seguro, tem saber e obstinação. Vai se doutorar em Recife. Precisa de mais vivência, vida no mundo. Pouca vivência e muito verniz, os males da poesia atual são. Deixei um Belvedere com ele para a biblioteca da UFPI. No palco também a excelência do DJ Petecão e da percursionista Alê. Foi uma missa e tanto.

A passagem por The (abreviatura aérea de Teresina) Pi foi galopante. Fiquei num Ibis Hotel, globalizado, moderno e funcional. Fica no meio da zona médica, cheia de clínicas e hospitais. The é referência no atendimento médico no Norte Nordeste. Bem o Ibis não está ali à tôa. Em frente ao Ibis, o Uro Center e sua logo de um pau estilizado. Estrovenga em novas embalagens.

Em dois dias, fiz 3 televisões e 2 rádios, a Cultura FM, do Renato e do Marquinhos e a Teresina FM, no programa do Roberval. Numa das tvs, uma apresentadora muito simpática, me perguntou sobre o livro. Disse que era o meu primeiro livro que ficava em pé. Fui pegar um que faço para vender depois dos recitais para comparar, saí do quadro da câmera e ela ficou explicando o que eu estava fazendo. Ela esbarrou no Belvedere, o livro-que-fica-em-pé caiu no chão. Foi impagável.

Durante toda essa gincana de show, rádios e tvs, produção de um impresso com o poema T. Rex Cine, ida ao Banco do Brasil para comprar dólares para levar para Quito amanhã, a companhia especial da divina Eliete e da super executiva Soraya Guimarães, ousadas e abusadas irresponsáveis pela minha ida a The / Pi. A elas dediquei meu poema sempre em progresso, T. Rex Cine. Vamos tornar a tramar assaltos. Sonho com um circuito Off de poesia Teresina-Fortaleza-São Luís. Lá onde o tempo passa com mais carinho e as pessoas se alimentam melhor de versos e rimas. E um evento, já desenhado com a Eliete e o Durvalino, chamado "Pelas 3 da madrugada", na hora fresca da cidade, recitais-performances-instalações entre quiosques à beira rio, em homenagem a uma das mais dilacerantes letras de Torquato Neto, alma que ainda reverbera bela por essa cidade caldeirão. Essa cidade de Elietes, Durvalinos, Thiagos, Sorayas, Kilitos, Demétrios, Arienes, Manus, Felicianos, Arimatãs, Viriatos, Petecões, Alês, Marquinhos, Renatos, Robervais e mais nosotros artistas em trânsito, que devemos fazer o impossível para essa reconciliação com o espírito parabólico, míssel, anos luz além, aqui-agora de Torquato. Com muita arte, com muitas palavras e imagens. Sem isso, a vida vale pouco. Três da madrugada, quase nada.

ps: quem fotografou a noite, por favor, me mande algumas fotos. eu perdi a cabo para baixar as fotos. estão na minha câmera.

aqui para quem interessar, como eu, possa, o link da banda VALIDUATÉ, onde meu chapa THIAGO E trabalha. vale a viagem. www.myspace.com/validuate

___________________________Por Chacal em Novembro de 2008