sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Segundo volume de uma trilogia musical


A banda Validuaté está longe de ser pop. E isso é um elogio. O som da banda é genuinamente piauiense de todos os lugares. No sábado, 06, a Validuaté apresenta as onze músicas do seu novíssimo trabalho, "Alegria Girar", em único show no Espaço Cultural Raízes, a partir das 22h. Apesar de evitar o apelo pop, o novo disco, que só chega às lojas em janeiro, está cheio de referências que fazem cabeça dos consumidores de cultura de massa: este será o segundo CD que forma uma trilogia; o nome do último disco forma completará uma frase iniciada com o título do primeiro e, para se entendida, terá que ser lida de trás para frente; há também uma feliz e inimaginável convergência para a obra do dramaturgo russo Tchekov [no conto "Amor de Peixe"]; e, por último, o Esqueleto, arquiinimigo de He-Man, herói-ícone da animação dos anos 1980, narra trecho de uma das músicas. Isso mesmo.

O ESQUELETO E O PEIXE - Como se deu a participação do vilão no novo disco é um história tão interessante quanto as invencionices da banda. Zé Quaresma, fã declarado da voz do ator e dublador Isaac Bardavid - que fazia a voz de Esqueleto e também do mutante Wolverine - precisava de um narrador para um trecho da música "A Lenda do Peixe Francês", de Thiago Pereira. Assistindo a um filme no qual Bardavid dublava um personagem, Quaresma decidiu entrar em contato com a produtora e conseguiu o telefone celular do seu dublador preferido. Contato feito, convite aceito. E eis que Esqueleto/Wol-verine contam parte da estória de um peixe que apaixona-se por uma mulher que tem uma borboleta tatuada no ombro. "Ele [Isaac Bardavid] achou no mínimo curioso, mas disse que estava a fim de fazer a narração", conta Zé Quaresma, não escondendo a felicidade do fã que consegue chegar perto do ídolo.

Outra participação especialíssima é de Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado, na música "O Hermeto e o Gullar". A banda e Lirinha se conheceram durante a passagem do pernambucano por Teresina durante do Festival de Teatro Lusófono, acontecido em agosto passado. Lirinha, inclusive saiu do Piauí com disco da Validuaté debaixo do braço.

NO MEIO DO CAMINHO - Além da música de Thiago Pereira, "Alegria Girar" tem mais nove músicas sendo uma delas a regravação de "Eu Preciso de Você", de Márcio Greyck. O show de amanhã terá a dupla função de comemorar um ano da chegada do disco de estréia da banda e apresentar o repertório do segundo.


Eugênio Rego

Editor do Galeria / Jornal Diário do Povo (5-12-08)

Nenhum comentário: