sábado, 28 de novembro de 2009

2. o hermeto e o gullar


Validuaté ensaiava num quarto de velharia e escuridão da casa do Wagner. O Quaresma havia composto uma melodia e necessitava de letra. Intrometi-me e prometi-lhe o texto. Observávamos o pulso da musicalidade e Quaresma exemplificou: Thiago, é como o compasso desta frase: “macumbeira da cara de peixe”. Rimos e fiz questão de, não apenas pegar tal tempo, mas, com o fascínio, me apropriar da frasencanto! A história saiu rompantemente e resolvi homenagear figuras importantississíssimas da cultura brasileira: Hermeto Pascoal, Ferreira Gullar e Maria Bethania. Canção chamadora de atenção das partes empenadas e interessantíssimas dos corpos humanos. E questiona:

Quem já viu a orelha da Maria Bethania?! A pessoa não vê, mas existe! Orelha-crença?!

E, neste agora, um poema do Nicolas Behr:

nem tudo
que é torto
é errado

veja as pernas
do garrincha
e as árvores
do cerrado

Com os ensaios, o Vazin acabou começando a compor também no Validuaté! Vazin e Quaresma finalizaram a construção melódica. A integração é sem limites!

Foi-é demasiado empolgante termos a participação do Lirinha neste pedaço. Nosso encontro com ele aconteceu por meio da produtora Liana Santana. Nosso agradecimento, Liana! Mostramos a canção e o desejo da participação para o Jose Paes Lira – que gostou, agradeceu e prometeu presença! Tempos depois, sua voz foi gravada no estúdio "Todos os dias são bemóis", em São Paulo – SP, por Emerson Boy. Nosso agrade-cimento, Boy! Viva o Boy! Valeu! Criação + envolvimento + dedicação + Lirinha + nosso largo obrigados feito de contatos e fortes abraços.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

8. a lenda do peixe francês


Acabo de ver na tv que o produtor Herbert Richers morreu hoje. Acredito que alguém deve ter sentido o mesmo que eu: uma presença tão frequente e ao mesmo tempo tão longínqua; uma presença tão recorrente e... quem já tinha visto seu rosto?! Se essa situação fosse um filme, se chamaria "Meu querido estranho". Lembrei da banda Validuaté e de como tudo vai se encontrando nessa vida imprevisível: canção + dublagem + minha singela homenagem.

Algumas presenças no mundo encantam e inquietam e estranham a mente. Dentre outras, podem ser ímãs de atração: sapo, peixe, borboleta e abacaxi. E eis que senti o soturno de um peixe apaixonado por uma borboleta. Um é só água, a outra sempre vento. Dor e impossível que não cura nem com todo ungüento. Escrevi a letra da canção "a lenda do peixe francês" e a tristeza de tinta impressa. Na sua casa, Quaresma leu o texto, riu, gostou. Depois de curto tempo, ele pôs a melodia, fomos ensaiando com John, Wagner, Vazin, Júnior... Quaresma, depois de assistir ao filme Escorpião Rei, teve a brilhante idéia de chamar o grande ator e dublador IZAAC BARDAVID! ...Para interpretar um trecho da canção com sua voz de Tigrão e Esqueleto e Wolverine e tantas outras personas. Quaresma conseguiu o número do Seu Izaac com os Estúdios Dellarte e o comunicou desse desejo. Izaac disse nunca ter feito participação em banda de música, mas aceitou a dança. O trecho da letra foi gravado no estúdio Herbert Richers:

“A dublagem, como a conhecemos hoje em dia, foi introduzida pela Herbert Richers em 1960, com a ajuda de Walt Disney. Como a legenda na época não era boa, a televisão pequena, em preto e branco e sem definições, resolveram colocar vozes brasileiras nas produções estrangeiras. Hoje, são dubladas, em média, 150 horas de filmes por mês, o que corresponde a setenta por cento da dublagem exibida nos cinemas. Ou seja, a marca registrada Herbert Richers não está presente apenas no que é feito no país, mas em grande parte do que recebemos de fora também”. (texto do site do estúdio)

Agora, toda vez que ouvimos na TV: “Versão brasileira: HERBERT RICHERS!”, damos risada e relembramos que a Validuaté também tem um pedaço do Seu Izzac, do Esqueleto, do Wolverine e é até Herbert Richers!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

1. pedaço de poemas portugueses


Gracias de merci beaucoup para André Leão! Fotógrafo e talento e perícia e interesse como carícia! Sem André Leão esse contato-crescimento-ebulição-de-coração não existiria. Muitas gracias na mesma proporção para o Mike Soares! Cuidadoso da parte técnica deste Alegria Girar. Mike é engenheiro de áudio que grava, mixa, masteriza e também é guitarrista! Trata o som como molda uma viga, um metal, um heavy metal! Mike deu um tratamento de tecnologia espacial russa nessa vinheta. Mike, viva! Audição altiva!

Era tarde toda tórrida de quentura e Teresina. Telefonei para o Ferreira Gullar da casa do Quaresma, que cedeu o telefonema e o perdão para pagamento da conta, mesmo sem sobra de tostão. Eu tremoso de querer ansioso. É atendido o telefone, lá no Rio de Janeiro:

– Alô! (uma voz anasalada suspeitosa de vir do poeta procurado)
– Boa tarde, o Sr. Ferreira Gullar está?! (minha voz gaga de menino grato)
– É ele! (voz anasalada e certeira do poeta que plantou, no meu coração, aquela voz, por disco e televisão)
Daí fomos acertando sua participação e autorização.

Viva Ferreira Gullar! É Poeta! É Linguagem! É Sempre e Ainda!
Brasil e América Latina!

No mesmo dia, escrevi para o Sr. Ferreira Gullar – que foi-é gentileza e recepção calorosa, e respondeu:

"Caro Thiago, autorizo o uso dos versos.
Grato pela homenagem. Abrs. Gullar"

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

HOJE: Validuaté na Casa da Cultura


Jornal O Dia - Torquato - 12/11/2009


Amaral + Paulo Machado + Cia. de Dança + Validuaté

Lançamento do poema concreto Lua Rua, do Paulo Machado
e da revista Hipocampo nº4, do Amaral

Participação da Cia. de Dança Luzia Amélia
e da banda Validuaté

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

VALIDUATÉ NA TV BRASIL


Hoje, dia 12, participaremos da gravação do programa Para Todos da TV Brasil. Será no Clube dos Diários e participarão as bandas Validuaté, Conjunto Roque Moreira e Fullreggae, às 18h! Apareçam e participem! Vai ser uma festa Para Todos mesmo!!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Entrevista ao blog Volver-Pi


CONVERSAMOS: pequena entrevista
da Validuaté ao blog volverpi.

Nosso obrigados à Mariana, Ana e Nina!

PS: meu espaço como usuário no blog
tá com problemas - não consigo inserir link.
Quem puder, é só copiar no navegador.


CONFIRA:
http://www.volverpi.blogspot.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vencer

Caríssimos amigos. Desde quando formamos a banda, que surgiu num ambiente festivalístico, tomamos a decisão de não mais participar de um festival competitivo aqui no Piauí, por motivos bem simples: empregávamos muita energia a cada apresentação em eliminatória e final dos festivais em que participamos no comecinho da história. Quando voltamos essa energia para um foco mais preciso, a produção autoral, a criação de algo que fosse novo para nós, conseguimos resultados surpreendentes junto a um público que passou a nos acompanhar e a crescer mais e mais a cada show. Somos muito gratos a todos que fazem desse público nosso principal motivo para continuar criando novas canções, contando nossas histórias e inventando outras.
Recentemente nos inscrevemos em um festival que já tem uma certa tradição no estado. Tomamos essa decisão por levar em consideração o formato que lhe foi dado nesta edição. As canções são veiculadas em várias emissoras de rádio espalhadas pelo estado, podendo ser votadas por telefone. Uma ótima ideia para fazer circular a produção musical piauiense. Quanto a ser votado pelo público para que se possa chegar à etapa final do festival... isso não é algo fácil. Depende de um esforço (no mínimo físico) que muitos talvez não possam se propor: ligar, ou fazer ligarem, milhares de vezes em um único dia para o telefone de votação.
Desde que foi estabelecido o critério de votação (uma mesma pessoa podendo votar infinitas vezes), e que foi constatado que o fator decisivo para a seleção dos finalistas seria o "lobby" que cada inscrito seria capaz de lançar mão para acumular votos, percebemos mais uma vez que podemos usar essa energia para coisas mais produtivas. Acompanhem as votações pelo site do festival, verifiquem os resultados e participem da grande finalíssima. Certamente teremos belas canções no dia 1° de dezembro. A música piauiense tem uma grande produção musical que, infelizmente, mal consegue circular no prórpio estado. Daí o grande esforço de alguns inscritos.
Muito obrigado a quem se dignou a telefonar em nosso favor. Mas não se ocupem tanto disso. O melhor do festival foi ter tantas músicas tocadas em tantas rádios pelo estado. Ficamos por aqui no festival.
De nossa parte, podemos dizer que continuamos trabalhando com a energia de sempre e buscando fazer cada vez melhor o que sabemos e o que temos aprendido ao longo da caminhada. Boa sorte aos finalistas. O longo caminho, fora dos festivais competitivos, já nem nos espera, porque na verdade nós nunca o deixamos.
Abraço futuro e forte aos vencedores.