segunda-feira, 27 de julho de 2009

Vamos ver o Sol, Barão


Para quem foi ao show de lançamento, eis abaixo a letra da singela música feita na parada de ônibus.

Vamos ver o Sol, Barão

Ei Barão
Vamos ver o Sol, Barão
E acompanhar os que virão
Enviados por Miguel

Tanto faz
Eu me fazer passar por Marechais
E desfilar por outras Marginais
Com os seus Duques, Presidentes

Ei Barão
A Imperatriz feriu teu coração
Que bate um tanto atravessado
Por cicatrizes tranversais

Orador,
Vem, cruza a Rosa, atravessa a Flor
Se faz Barão e quase Construtor
E some rumo aos Palmeirais.

Foto de Fernando Oliveira

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Entrevista ao Piagüí


21 de julho. 1h09min da manhã. 19 perguntas. Madrugada de terça-feira. Nada exato, como tudo deve ser quando o assunto em questão vê na exatidão o contrário de tudo que acredita. Preferi a naturalidade de uma conversa de compadres recém apresentados pelo destino e não formulei previamente nenhuma pergunta, apenas usei o Bloco de Notas para algumas anotações importantes, como temas que eu não deveria esquecer de perguntar e os dados temporais da nossa conversa.

O início daquela madrugada estava calmo e silencioso. E para não deixar que o sono se aliasse a essa combinação perigosa para um insone a trabalho, fui até cozinha e me servi de um café bem quente, com leite e açúcar. Nunca simpatizei com adoçantes como nunca simpatizei com livros de auto-ajuda. Tempo. Espera. Ruído qualquer no quarto a meia luz das paredes azuis, uma cor perigosa para quem quer ficar atento. O azul na escala de cores causa sono. Eu cheguei a me sentir Daniel na cova dos leões com tantos fatores querendo me desviar do objetivo que tracei para aquele momento, mas, fui forte. Foi quando dei um clique duplo sobre o Nickname do meu entrevistado e estranhamente lhe desejei “Boa Noite!”. Alguém fissurado em advérbios me mataria se ouvisse aquilo. Ali dei início a uma longa e confortável conversa em dois tempos com Zé Quaresma, o vocalista da banda Validuaté, de Teresina.

Ithalo: Olá Quaresma, apresente o Validuaté aos Leitores.

Quaresma: Olá caríssimos leitores. Somos uma banda composta por seis criaturas: Quaresma (voz), Thiago e (Cavaquinho e pandeiro), Vazin (guitarra), Júnior (guitarra solo), Wagner (baixo) e John Well (bateria). A banda existe há 5 anos e já possui dois CDs lançados, além de um DVD conjunto com outras bandas de Teresina.

Ithalo: Hum, e o que se passa na cabeça dessas seis criaturas de mentes tão efervescentes?

Quaresma: Muitas coisas, muitas coisas. Estamos sempre pensando nos próximos passos, próximos projetos. Agora mesmo estamos bastante entusiasmados com a festa de lançamento do “Alegria Girar” (Novo Disco da Banda), nosso segundo filho, e estamos organizando as estratégias para a circulação deste trabalho pelo Brasil, seja através de venda física do disco ou venda de fonogramas individualmente. Outro plano é fazer a banda chegar ao conhecimento das pessoas através de clipes e filmes.

Ithalo: Nossa, então podemos esperar muita coisa pra esse segundo semestre, não é mesmo? Inclusive, o “Alegria Girar” vai ser lançado neste dia 23, no Theatro 4 de Setembro. Vocês estão preparando alguma “Surpresa Validuatérística” para o evento?
(Antes de responder, Quaresma ficou pensativo. Não sei, de alguma forma, ele demorou uns segundinhos para responder. Nada demais, é que de madrugada a ansiedade aumenta. Então, perguntei: “Pensativo?” e ao que ele me respondeu com um singelo e simpático “Ops!”, prosseguimos a conversa.)

Quaresma: Já viu nosso site http://www.validuate.com/? Da pra ouvir um pedacinho de cada música. Sobre a apresentação, estamos preparando um lindo show, nos dedicando bastante para que tudo corra bem.

Ithalo: Lindo como sempre, o show será “maior que qualquer coisa em qualquer lugar”, tenho certeza! Mas, Quaresma, me fale do início da banda, como foi essa união de União com Teresina? (Trocadilho imperdoável).

Quaresma: (Risos). Aconteceu quando eu vim estudar na universidade (UESPI-THE) em 2001. Com o tempo fui conhecendo amigos e amigos dos amigos, até que nos encontramos. De União mesmo só eu e o Júnior. O restante é todo daqui de Teresina. Antes da Validuaté, tínhamos outro grupo, mas já queríamos construir algo com identidade. Daí surgiu a Validuaté.

Ithalo: E esse nome que nunca termina, Validuaté… É um infinito a martelar-me a inconsciência! Como surgiu e o que ele representa pra vocês?

Quaresma: Foi indicação de nosso primeiro baterista (grande abraço, Anderson!) e hoje representa um pedaço de nossas vidas. Surgiu de uma simples expressão e ganhou um sentido, uma identidade e um lugar ao Sol, na música piauiense.

(Nesse momento, quando eu iria fazer a sexta pergunta, dois fatos inusitados aconteceram.

Quaresma usou a expressão “caindo de sono” para designar-me sua atual situação diante do dia corrido. Ele havia ensaiado com a banda até 00h30min. Resolvemos então continuar a entrevista no outro dia, no mesmo horário onde a ansiedade aumenta e as paredes do meu quarto duelam contra a força do meu café. O outro fato inusitado foi que naquele exato momento, para dizer que não aconteceu nada exato naquela madrugada, a xícara estava completamente vazia, com as bordas sujas de marrom).

O dia passou como uma bicicleta nas dunas do Portinho. Trabalhoso. E parecia que as horas não passavam. Não que eu não goste de deixar as coisas para amanhã, mas é que sofro de ansiedade e eu estava começando a ficar impaciente com minha perna trêmula. Resolvi, então, ligar para o meu entrevistado confirmando a segunda parte da entrevista de logo mais. Tudo certo. Fiquei até mais tranqüilo e dei uma volta de carro para acalmar os ânimos. Lembrei de uma canção que dizia: “Não sei onde estou indo, só sei que não estou perdido. Aprendi a viver um dia de cada vez…”. Nesse instante tive um lapso de percepção e notei que aquele CD estava no carro e o pus pra tocar, exatamente naquela música. O trecho era como eu pensava. As horas passaram e a madrugada chegou. Quaresma entrou mais cedo e já fomos direto ao ponto, a continuação de nossa conversa de ontem. Iniciei com o que seria minha sexta pergunta do dia anterior. Silêncio, mais café e no meu player, Validuaté, claro! Eu precisava entrar no clima!
00h11min da manhã.

Ithalo: Ontem a gente parou no nome da banda e eu disse que simples expressões são as mais geniais. O Herbert Viana quando foi sugerir ao Biquini Cavadão o nome da banda, além do atual, sugeriu também Biquini Enterradão, pode? Mas, o engraçado da história foi que o próprio pessoal do Biquini que pediu a ele um nome estranho. Engraçado como rola esse lance de nome, é uma coisa quase que almática, empática e eterna. Agora, queria que me relatasse um momento que você considera histórico pra banda.

Quaresma: Momento histórico pra nós… Acredito que tenha sido o (.....)
Para ler a entrevista na íntegra acesse: http://www.opiagui.com.br/2009/07/ela-e-a-banda-validuate/

terça-feira, 21 de julho de 2009

Concurso "Eu vi a alegria girar!!"





Caríssimos amigos que nos acompanham pelos palcos partidos em festa. Já é tempo de sair do lugar! Você quer participar desse momento vivido pela banda de uma maneira mais intensa, e não sabe como? Seus problemas acabaram!!! Está lançado o concurso "Eu vi a Alegria Girar"! Vá ao show de lançamento no dia 23, no Teatro 4 de Setembro, e leve consigo sua filmadora (pode ser emprestada mesmo, não tem problema...), câmera fotográfica digital, celular e grave trechos do show, música inteiras, o show inteiro se quiser. Fique à vontade para captar toda a alegria dessa noite: um detalhe, um sorriso da pesoa ao lado, uma expressão, um gesto, uma imagem, a energia do show, tudo ou só o que você viu. As melhores imagens serão incluídas no DVD promocional do show Alegria Girar, e os autores dessas melhores imagens ganharão um kit validuaté. (Mais detalhes muito em breve). O material deve ser encaminhado (em DVD) entre os dias 3 e 7 de agosto para o seguinte endereço:




Bumba Records Master Studio


Rua Coronel Cezar 1233


Morada do Sol


CEP 64056-470, Teresina-Piauí.




A seleção das imagens começa logo em seguida e o sesultado será conferido em primeira mão pelos vencedores. Participe! E faça parte dessa história.


Atenção! Estaremos recebendo os materias entre os dias 3 e 7 de agosto em horário comercial. Na sede da produtora Bumba Records, os interessados devem preencher um pequeno formulário com suas informações pessoais.


Mais informações 9411 1262

Abraços fraternos e enormes a todos;

sexta-feira, 17 de julho de 2009

180graus + notícias da Validuaté



Con-fira com a vista a Validuaté em entrevista
ao portal 180graus.

Agradecemos a atenção da Jéssica Lages
e recomendo que coloque os créditos das fotografias
que aquela tão simpática moça fez, rs.

http://180graus.brasilportais.com.br/cultura/validuate-lanca-seu-2-cd-e-fala-sobre-projetos-no-180grausveja-222716.html

LANÇAMENTO DO CD ALEGRIA GIRAAARRR

quarta-feira, 15 de julho de 2009

capa diferente + validuaté nova = uhru!!



Sobre o disco Alegria Girar, Ferreira Gullar disse:

caminhos não há
mas os pés na grama
os inventarão

aqui se inicia
uma viagem clara
para a encantação

terça-feira, 14 de julho de 2009

Tomara que sempre chova em todas as tuas festas!


Ouça nossa nova música na íntegra em nosso Myspace! Eu só quero acabar com você! Mostre para amigos. Dedique a alguém especial! Mas alguém que mereça mesmo!


sábado, 11 de julho de 2009

Tá na mão!





Disco na mão!!
Semana que vem começamos as vendas de discos e ingressos para o show do dia 23! As vendas devem começar na loja Bumba Records Music Store (Morada do Sol) e depois em outras lojas. Grande abraço!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Lançamento


Está chegando o grande dia! E antes do show já teremos o disco na mão. Os ingressos para o show estarão à venda na Toccata Discos (Av. N. Sra. de Fátima, Jockey) e na Loja Joel (centro) a R$ 7 (antecipado é meia para todos). As vendas começam na semana que vem e muito provavelmente do disco também (viche! rimou!). Até breve!

domingo, 5 de julho de 2009

Chacal + Poeta + Relivrança


dj petecão, kilito, chacal, thiago e, alê (percussão) e demétrios


Reli uns textos do querido poeta Chacal e recordei = trazer ao coração novamente nosso segundo encontro em Teresina. Chacal escreveu no seu blog sobre aquela noite de trans-ins-piração. Um abração fortão querido camarada bonito! Agora reproduzo o escrito bem aí assim embaixo:


THE-PI

A Noite de Poesia em Teresina, foi um acontecimento. Tinha uma turma legal. Garotada nova como Thiago e, novo velho mestre, toca cavaquinho na banda do momento em Teresina, Validuaté. Teve Ariene Duarte e seu zine "O Parto". leitura em toda direção. Ela ainda enrola a língua ao falar. Mas se praticar, jajá se apruma. E Manu, grata revelação. voz firme e ótima escolha dos poemas de Viviane Mosé, Ana Cristina e o meu "Língua Lânguida". Tinham uns craques da antiga como Mestre Durva, que falou "Simphaty for the Devil" em inglês. Emendei com meu Lúcifer. Feliciano atento a tudo, dirigiu com discrição a parada e Viriato, que me homenageou com uma versão dele de um texto meu: Chegou a hora .... Teve o Elio, em convulsiva performance, lançando revista nova. Conheci o Arimatan e seu Harém. Antenas da raça. Tinha os craques do agora, Demétrios e Kilito, com quem performei há 4 anos atrás. Kilito tem ótima presença em cena e bom texto. Demétrios está muito mais seguro, tem saber e obstinação. Vai se doutorar em Recife. Precisa de mais vivência, vida no mundo. Pouca vivência e muito verniz, os males da poesia atual são. Deixei um Belvedere com ele para a biblioteca da UFPI. No palco também a excelência do DJ Petecão e da percursionista Alê. Foi uma missa e tanto.

A passagem por The (abreviatura aérea de Teresina) Pi foi galopante. Fiquei num Ibis Hotel, globalizado, moderno e funcional. Fica no meio da zona médica, cheia de clínicas e hospitais. The é referência no atendimento médico no Norte Nordeste. Bem o Ibis não está ali à tôa. Em frente ao Ibis, o Uro Center e sua logo de um pau estilizado. Estrovenga em novas embalagens.

Em dois dias, fiz 3 televisões e 2 rádios, a Cultura FM, do Renato e do Marquinhos e a Teresina FM, no programa do Roberval. Numa das tvs, uma apresentadora muito simpática, me perguntou sobre o livro. Disse que era o meu primeiro livro que ficava em pé. Fui pegar um que faço para vender depois dos recitais para comparar, saí do quadro da câmera e ela ficou explicando o que eu estava fazendo. Ela esbarrou no Belvedere, o livro-que-fica-em-pé caiu no chão. Foi impagável.

Durante toda essa gincana de show, rádios e tvs, produção de um impresso com o poema T. Rex Cine, ida ao Banco do Brasil para comprar dólares para levar para Quito amanhã, a companhia especial da divina Eliete e da super executiva Soraya Guimarães, ousadas e abusadas irresponsáveis pela minha ida a The / Pi. A elas dediquei meu poema sempre em progresso, T. Rex Cine. Vamos tornar a tramar assaltos. Sonho com um circuito Off de poesia Teresina-Fortaleza-São Luís. Lá onde o tempo passa com mais carinho e as pessoas se alimentam melhor de versos e rimas. E um evento, já desenhado com a Eliete e o Durvalino, chamado "Pelas 3 da madrugada", na hora fresca da cidade, recitais-performances-instalações entre quiosques à beira rio, em homenagem a uma das mais dilacerantes letras de Torquato Neto, alma que ainda reverbera bela por essa cidade caldeirão. Essa cidade de Elietes, Durvalinos, Thiagos, Sorayas, Kilitos, Demétrios, Arienes, Manus, Felicianos, Arimatãs, Viriatos, Petecões, Alês, Marquinhos, Renatos, Robervais e mais nosotros artistas em trânsito, que devemos fazer o impossível para essa reconciliação com o espírito parabólico, míssel, anos luz além, aqui-agora de Torquato. Com muita arte, com muitas palavras e imagens. Sem isso, a vida vale pouco. Três da madrugada, quase nada.

ps: quem fotografou a noite, por favor, me mande algumas fotos. eu perdi a cabo para baixar as fotos. estão na minha câmera.

aqui para quem interessar, como eu, possa, o link da banda VALIDUATÉ, onde meu chapa THIAGO E trabalha. vale a viagem. www.myspace.com/validuate

___________________________Por Chacal em Novembro de 2008

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Apresentação no Salão de Humor!


___VALIDUATÉ
_______________HOJE
______NO
__________SALÃO DE HUMOR

dê as caras por lá!

EXTRA! EXTRA! ÚLTIMA NOTÍCIA!
Nossos Produtores Avisam Que
Todas as Pessoas da Imgem Acima
Estarão Presentes Na Noite de Hoje!

Não Perca!

Obrigados.

Nós no Salão de Humor


pôster do filme Acossado
o cartaz está aqui só porque é bonito mesmo
não há nenhuma delonga de argumento coerente, não...


Uma fofoca:
a VALIDUATÉ está com um STAND na Praça Pedro 2.
Na frente do REX.

Depois daquele toldo, lá estamos todos, hehe!

BLUSAS e DISCOS à venda!!

Conversas, cartões, notícias e algo mais DE GRAÇA!

________________Apareça! Não deixe de ir!

Validuaté: despontando para o anonimato!